Câmara entrega moção a jovem de Formigueiro, medalhista em concurso de projetos na Europa

por frm publicado 17/07/2019 15h57, última modificação 17/07/2019 15h57

A busca pelo conhecimento e novas tecnologias sustentáveis que possam oferecer benefícios a população levou o jovem formigueirense Jaime Carlos Renck Neto a participar da Infomatrix, a maior competição internacional de projetos de tecnologia da informação, na Romênia, em abril. E de lá saiu vitorioso com um segundo lugar após apresentar uma maneira ecológica para reduzir e monitorar o consumo de água potável nas residências, através de um aplicativo para celular. O reconhecimento pelo valoroso trabalho veio através de uma moção de aplauso da vereadora Giselda Bassan, que foi entregue na segunda-feira, 15, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores. 
A ideia do projeto “Sicca”, apresentado pelo jovem na Europa, consiste em um sistema e controle de acompanhamento do uso de água residencial. Através do aplicativo, o sistema permite que os dados do consumo possam ser visualizados em tempo real em um smartphone. No mesmo aparelho, via bluetooth ou remotamente, válvulas inteligentes podem ser controladas ou configuradas para regular a pressão, vazão ou até mesmo limitar o volume máximo que pode ser consumido em determinado tempo. Já o medidor de nível ultrassônico pode ser instalado em uma caixa d’água restante. “O investimento na educação, reflete o desenvolvimento de pesquisas que atravessam oceanos, com uma ciência limpa, clara, justa e humanitária, água é vida, preserva-se ou perde-se”, destacou o jovem após receber a homenagem. 
Jaime Renck Netto, é neto de Jaime Renck e Dalva Renck, filho de Jaime Renck filho e Patrícia Mattos. Em abril, o estudante colou grau no curso Técnico em Informática da faculdade de QI de Porto Alegre e segue os estudos no curso de Engenharia e Controle e Automação na URGS.

error while rendering plone.comments